Coordenador : Neusa Cavalcante Lima
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389367.2201.358004.11022023
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do Projeto são as pessoas a partir dos 60 anos de idade participantes do Programa UNITI do ESR/UFF/Campos, inscritas para o Curso da Turma do Ano de 2023 e os 271 participantes do Grupão, idosos e idosas egressos das turmas dos anos anteriores.
Local de atuação: ESR UFF CAMPOS
Objetivo
O Projeto de Extensão tem como objetivo a mobilização do protagonismo de discentes da UFF/Campos, da UNITI e dos cursos de graduação em Serviço Social e Ciências Sociais, com a troca de saberes entre gerações, no Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade. Desse modo, garantir a formação para processos de planejamento participativo, gestão, monitoramento e avaliação em projetos educacionais e sociais
Resumo
O Projeto de Extensão Protagonismo discente na gestão de projetos sociais, insere-se como eixo de gestão no Programa Universidade para a Terceira Idade (UNITI), vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF. O Programa é de caráter interdisciplinar, já que se efetiva pela atuação dos docentes e discentes dos diferentes departamentos na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto proposto pressupõe a troca de saberes entre gerações, entre as diferentes áreas do conhecimento e o protagonismo dos participantes, alunos da UNITI e dos cursos da graduação do ESR/UFF/Campos. Nesse sentido, o trabalho visa, por meio da implementação de processo participativo, a atuação direta com os discentes inscritos no Grupão (271 idosos/as da UNITI, egressos de anos anteriores), da Turma do Ano (60 vagas destinadas a pessoas acima de 60 anos) e discentes extensionistas, da graduação, na efetivação da gestão do Programa, por meio de estratégias participativas, como realização de assembleia e organização por comissões.